O mais novo Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians
O Deputado Federal Antônio Goulart dos Reis é o novo Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians. As eleições aconteceram nesta Terça-feira (27).
Goulart foi eleito representando a atual diretoria do clube. Sua chapa recebeu 175 votos, contra 102 da oposição. A equipe será formada por:
- Antônio Goulart – Presidente
- Ademir Benedito – Vice
- Denis Piovezan – 1º Secretário
- Antônio Paulo de Souza – 2º Secretário
Antes de sagrar-se Presidente, Goulart trilhou uma memorável trajetória de amor e devoção ao clube. Conheça a história que envolve Amor, Família, Política e, é claro, muito Corinthians!
História de um Político Corinthiano
Eu tinha 13 anos quando, em 1968, cheguei a São Paulo com meus oito irmãos e fomos todos batalhar pela vida em Santo André.
Engraçado que, mesmo mineiro e migrante, eu nunca me lembro de não ter sido Corinthiano na vida. Oficialmente, digamos assim, meu encontro com o Timão se deu por obra e graça do seu Gino, assíduo frequentador do bar onde fui trabalhar em Santo André.
Tempos difíceis aqueles. No país, na vida e mesmo no Corinthians que penava um longo jejum de títulos. Mesmo assim, era nossa fonte maior de alegria e até de orgulho. Esse que é e sempre foi, em qualquer circunstância, o grande milagre de ser Corinthiano.
Apesar das dificuldades, eu fazia de tudo para ir até o Pacaembu ver o Corinthians jogar. Nos campos da minha primeira memória do time ainda jogavam Flávio, Paulo Borges, Marçal, Bazzani, Luís Carlos, Tião…
Logo me tornei também um devotado Gavião da Fiel. Todos os domingos lá estávamos nós, vibrando, batucando, discutindo o time e o mundo. Tive o prazer de ser vice-presidente desta, que é a maior torcida organizada do mundo.
Mais tarde me tornei empresário, político e, pra minha felicidade, conselheiro vitalício do Corinthians.
A paixão pela profissão foi se misturando à paixão pelo timão e, consequentemente, pelo espírito esportivo e toda a transformação social que ele proporciona.
Quem não se interessa pelo assunto, pode achar que futebol é só lazer ou uma distração superficial.
Já cansei de repetir: Não é só um jogo, Não é “só” futebol.
Esportes, Política e Corinthians
São muitos os exemplos de pessoas que tiveram suas vidas mudadas graças ao esporte. Pessoas que fugiram das drogas, prosperaram na vida, concluíram os estudos e até tiveram a oportunidade de dar a tão sonhada casa própria pra família.
Então pensei, por que não multiplicar esses exemplos?
Começando claro, com o futebol.
Foram necessários três anos de pesquisas científicas para comprovar o que todo brasileiro já nasce sabendo:
“A paixão despertada pelo futebol é similar ao sentimento de uma pessoa que vive um amor interpessoal”.
A pesquisa foi feita em Portugal, na faculdade de Coimbra, e comprova o que a gente já vem dizendo há muito tempo.
Nos tempos de adolescência, as únicas vacinas que tínhamos contra o pessimismo eram os domingos de futebol. Vezes assistindo, vezes jogando com os amigos (quando o Corinthians não estava em campo).
Como político, tenho o papel de proteger a cidade, ouvir sugestões e fazer diferente. E esta lembrança foi fundamental pro meu trabalho. Queria oferecer aquele meu refúgio de problemas, um lugar que irradiasse positividade e alegrias.
Mais esporte em São Paulo
Foi então que, com o tempo, providenciei a revitalização de trinta clubes da comunidade. Espaços muitas vezes esquecidos pelos munícipes, que se tornaram maravilhosos centros esportivos.
Os CDCs recebem hoje, mais de trezentas pessoas todos os fins de semana, com atividades físicas totalmente gratuitas.
Quando consigo, apareço para acompanhar os “Pegapacapás” de domingo e tomar uma com os amigos. Pura nostalgia.
Já pensou se pintar um novo Rivelino por lá?
Trabalhando por todos os torcedores
Mesmo sendo um Corinthiano declarado aos quatro ventos, costumo dizer que represento todos os torcedores, pois, conheço suas frustrações, dificuldades e sentimentos.
Todo o fanático, independente do time, sofre com o alto custo dos ingressos. O valor pago para assistir uma partida afugenta uma parcela significativa de torcedores e, já que o esporte é uma paixão nacional, o custo precisa ser acessível a todos.
Vamos devolver o time aos torcedores!
Quando era Vereador, fiz uma proposta com o intuito de trazer soluções ao problema.
O PL 181/2004 Dispõe sobre a redução do valor dos ingressos cobrados nos eventos esportivos realizados nos estádios públicos do município de São Paulo. Não faz sentido o valor de entrada nos estádios particulares ser o mesmo que o cobrado nos públicos.
Atualmente o projeto está tramitando na câmara municipal, e como bom Corinthiano, meu filho Rodrigo Goulart, que cumpre seu primeiro mandato como vereador, está empenhado em viabilizar essa aprovação.
Falando em torcida, obrigatoriamente tenho que citar a fiel.
Leis Corinthianas
Em nome do torcedor alvinegro, inclui duas importantes datas ao Calendário Oficial de Eventos do Município Cidade de São Paulo:
- Lei 14.399 Dia do Torcedor Corinthiano – 23 de Abril. Também é comemorado o dia de São Jorge e por isso simboliza o Sport Club Corinthians Paulista e toda a devoção de sua torcida.
- Lei 15.741 Independência Corinthiana – Dia 04 de Julho. Em referência a data em que o time foi campeão inédito e invicto da Copa Libertadores da América, em 2012.
Artes e História no esporte
Gosto muito de acompanhar exposições e mostras artísticas. Tenho o costume de visitar, em toda cidade que vou, o espaço destinado à cultura local. E a gente sabe que futebol é uma vertente da arte. Pelo menos pra nós. É difícil achar outro povo que consiga transmitir a mesma intensidade acrobática, a mesma habilidade e criatividade. Fazemos com os pés o que ninguém conseguiria repetir nem mesmo com as mãos.
O que seria do Brasil sem o futebol? Ou melhor, o que seria do futebol sem o Brasil?
Toda arte deve ser contemplada, por isso tive o prazer de criar o Museu do Futebol, nas dependências do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.
A Lei 13.989 designa também os detalhes estruturais e materiais do recinto: objetos, fotografias, películas e outros elementos ou formas de expressão e documentação que constituam-se em memória da história do futebol.
Mas calma! Não é só o futebol que merece esse tributo! Competimos a nível erudito em várias outras modalidades. A Fórmula 1 é uma delas.
Desde 1940, o tradicional autódromo de Interlagos é palco de grandes vitórias e marcos para o automobilismo mundial. Meu projeto de lei 162/2010 destina-se a preservação da memória, da arte, do design e da história da premiação das competições esportivas realizadas em Interlagos. O “Museu do Troféu” ficaria ali mesmo, nas imediações do autódromo. Este projeto também está tramitando aos cuidados do meu filho, Vereador Rodrigo Goulart.
Promovendo o incentivo
A cada evento que passa, percebo a evolução do país em competições esportivas. Sai ano entra ano e multiplicam-se as medalhas olímpicas, batem-se recordes tanto na tradicional quanto na adaptada. Em minha juventude não tive a oportunidade de praticar outros esportes se não o futebol, mas hoje enxergo uma perspectiva de mudança nesse quadro.
Atualmente multiplicam-se os projetos sociais, centros culturais e iniciativas privadas destinadas ao desenvolvimento dos jovens atletas. O investimento efetivo em esporte, claro, ainda pode melhorar, mas já estamos colhendo ótimos frutos.
Para contribuir com esse avanço, desenvolvi leis de incentivo:
- Lei 15.212 Travessia da represa Guarapiranga – dia 22 de março. Além de ser um incentivo à pratica de esporte, a travessia conscientiza a preservação do meio ambiente e principalmente da água.
- PL 245/2012 Dia do Morganti Jiu-Jitsu – 02 de Abril.
- PL 247/2010 Tem por objetivo garantir as condições necessárias para a realização de eventos esportivos de grande porte através de melhorias estruturais, assegurando conforto ao torcedor e resguardo aos atletas.
Hoje como Deputado Federal, mantenho o esforço em nome do esporte. Acredito que com o investimento ideal, em pouco tempo se mostrará como a ferramenta transformadora que realmente é.
Só o esporte é capaz de cuidar da integração, autoestima e saúde da sociedade de uma maneira conjunta.
Tenho como principal fonte inspiradora, a própria trajetória do Corinthians. Pode soar um tanto suspeito, afinal sou um fanático e membro honorário do bando de loucos, mas por trás da vasta popularidade do clube, absorvo uma história de luta, garra e dedicação, cheia de travessias difíceis e glórias merecidas.
Não há torcida que retrate melhor a nossa população: somos passionais, determinados, otimistas, guerreiros e acima de tudo fiéis aos nossos princípios.
Alguns projetos mencionados ainda estão em aberto, mas como brasileiro e Corinthiano, nunca desisto. Com o trabalho do Vereador Rodrigo Goulart em São Paulo e o meu em Brasília, nossos esforços se multiplicam e mais projetos a favor do esporte surgirão.
Não poderia terminar, e acho que nem conseguiria, sem mandar as minhas habituais saudações Corinthianas.
Um grande abraço do Político Corinthiano do bando de loucos.
O Trabalho Continua!